Incentivos à compra de carros elétricos
- Marketing Elga Santos
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

Se está a pensar adquirir um automóvel elétrico saiba que existem vários incentivos para comprar carros elétricos em 2023 dos quais pode usufruir.
Apesar do seu preço de venda ser significativamente mais alto, este tipo de automóveis permitem-lhe aliar uma condução mais ecológica a alguma poupança em combustível.
Aprovado a 21 de abril pelo ministro do Ambiente, o despacho 5126/2023 dá luz verde aos apoios relacionados com a mobilidade elétrica através do Fundo Ambiental. Em linha com o valor disponibilizado em 2022, o montante alocado aos incentivos à compra de carro elétrico ronda os 10 milhões de euros.
Só são elegíveis para este benefício os carros novos 100% elétricos, devido ao seu “claro contributo para a descarbonização, a melhoria da qualidade do ar, a redução do ruído e do tráfego”, de acordo com o Fundo Ambiental. Estão, por isso, excluídos os veículos híbridos e híbridos plug-in.
Em 2022, o Governo disponibilizou benefícios e incentivos à compra de carros elétricos no valor de cerca de 10 milhões de euros. Este incentivo mantém-se em 2023, mas apenas para veículos de emissões nulas.
À semelhança do que aconteceu em 2022, este ano os carros 100% elétricos continuam a estar isentos do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV), assim como do Imposto Único de Circulação (IUC).
Todos os condutores de veículos eletrificados vão poder usufruir de um apoio de 19,02 cêntimos por carregamento.
Em 2023, o incentivo está reservado a motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal que sejam 100% elétricos. Além disso, contempla 50% do valor de aquisição, incluindo IVA, até ao máximo de 500€.
As empresas podem candidatar-se a incentivos carros elétricos no valor de 6.000 euros para um ligeiro de mercadorias 100% elétrico.
Um dos incentivos carros elétricos que vai continuar em vigor em 2023, é o apoio à instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios multifamiliares por parte do Estado.
Este incentivo assegura a comparticipação de 80% do valor da compra do carregador (de acordo com o limite de 800 euros por equipamento), e do valor da instalação elétrica (até ao máximo de 1.000 euros, por lugar de estacionamento).
Seja qual for a sua situação pode sempre contar com o apoio e aconselhamento especializado da nossa equipa, que ajuda em todo o processo totalmente gratuito.
Elga Santos Unipessoal Lda, registado no Banco de Portugal como Intermediário de Crédito Vinculado sob o nr. 4857 verificável em https://www.bportugal.pt/en/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda
Comments