top of page
Buscar

Dicas para Reduzir a Taxa de Esforço

  • Foto do escritor: DS Intermediários de Crédito Castelo Branco
    DS Intermediários de Crédito Castelo Branco
  • 15 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jun. de 2023



Taxa de Esforço

À medida que as taxas de juros sobem, é importante considerar o impacto na sua Taxa de Esforço. Tendo em conta o esperado aumento das prestações devido ao aumento das taxas de juro, é importante preparar-se para uma redução da sua Taxa de Esforço.


O que é a taxa de esforço?


A taxa de esforço é um indicador utilizado pelos bancos para avaliar a capacidade de pagamento dos clientes que desejam obter um crédito habitação. Essa taxa representa a percentagem do rendimento mensal do cliente que será utilizado para pagar as prestações do crédito habitação, considerando outras despesas fixas como alimentação, transporte, educação, entre outras.


Para calcular a taxa de esforço, o banco considera todas as fontes de rendimento do cliente e todas as suas despesas fixas, além do valor das prestações do crédito habitação. A taxa de esforço ideal varia de banco para banco, mas geralmente fica entre 30% e 40% da renda mensal do cliente.


Assim sendo, seguem-se abaixo algumas dicas para reduzir a taxa de esforço e dicas de poupança:


  • Amortizar o Crédito Habitação – Diminui a sua prestação mensal e reduz a fatura total de juros.

  • Renegociar as Condições do Crédito Habitação – Dirija-se ao seu banco e avalie quais as opções para reduzir encargos ou para garantir a estabilidade da prestação.

  • Transferir o Crédito Habitação para outros bancos – Caso esteja a pagar demasiado pelo seu crédito ou se não estiver satisfeito com o seu banco, pode pedir transferência para outra instituição bancária que possa ter melhores condições para si.

  • Reduzir prestações com os seguros – Para fazê-lo, pode optar por rever as apólices dos seguros ou então pode mudar de seguradora.

  • Consolidar Créditos – Caso tenha feito vários créditos, pode juntar todos num só e ficar a pagar apenas uma única prestação, sendo que esta poderá ser mais baixa.

Depois destas dicas, terá ao seu alcance a possibilidade de melhorar a sua estabilidade financeira. O truque é ser consciente, organizado e tomar decisões! Com o apoio da loja DS Intermediários de Crédito Castelo Branco esclareça todas as suas dúvidas e encontre o melhor crédito habitação para si e para as suas necessidades.




Elga Santos Unipessoal Lda, registado no Banco de Portugal como Intermediário de Crédito Vinculado sob o nr. 4857 verificável em https://www.bportugal.pt/en/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

 
 
 

Comments


Conselhos de Poupança

A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.LinkedIn

©2023 por CONSELHOS DE POUPANÇA.

bottom of page