Crédito Habitação: Sabe quais são os custos totais da sua prestação mensal?
- DS Intermediários de Crédito Castelo Branco
- 29 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jan. de 2024

Antes de contratar um crédito habitação, deve ter em atenção os custos associados ao mesmo, de modo, a saber para onde está a canalizar o seu dinheiro. É importante entender que os custos não incluem só o empréstimo que é feito para a aquisição de um imóvel, mas também as comissões do banco pela prestação de serviços.
A compra de uma casa com financiamento por parte do banco acarreta várias despesas, sendo elas, despesas relativas ao financiamento e à compra da casa, se falarmos da prestação mensal paga ao banco ao longo dos anos estabelecidos no contrato, nela está incluído:
- O capital;
- Juros;
No entanto, para além da prestação, terá outros custos associados, tais como os Seguros de Vida e Multirriscos que estão associados ao crédito habitação, sendo o valor destes, debitado separadamente da prestação. O seu contrato pode ser celebrado numa seguradora externa, e é do interesse de cada um procurar e analisar as melhores ofertas no mercado, principalmente a longo prazo onde se reflete num peso bastante significativo no orçamento familiar, abordamos mais detalhadamente o tema “Transferência de seguro” no artigo anterior do blog.
Assim, ao pedir um crédito habitação, há que ter em conta que tem de se devolver esse capital à entidade bancária, bem como, os juros produzidos ao longo da duração do contrato, são eles o custo mais significativo no valor total prestação e o que efetivamente se paga por pedir o dinheiro emprestado, nesse caso, há sempre um esforço por parte dos bancos em reduzir esse valor para tornar a sua oferta mais apelativa, no entanto, essa redução nem sempre vem só, grande parte das vezes só é possível se adquirir outros produtos adicionais, mas, os quais poderão ter um custo associado.
Antes de optar por qualquer proposta, é sempre benéfico procurar as melhores ofertas no mercado, pode fazê-lo através da nossa equipa com o compromisso de lhe apresentarmos as melhores propostas de financiamento, de forma rápida e personalizada.
A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/en/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda
Comments