top of page
Buscar

Banco de Portugal alivia taxa de stress

  • Foto do escritor: Marketing Elga Santos
    Marketing Elga Santos
  • 7 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura




O Banco de Portugal decidiu aliviar os níveis de esforço dos novos créditos à habitação contratados a taxa mista e variável.


Desta forma, o banco central procura que mais famílias possam aceder ao crédito à habitação e, aquando do cálculo do esforço da família face à subida da Euribor, a taxa de esforço passará de 3% para 1,5%, sobre a taxa contratada para empréstimos acima de 10 anos, previsivelmente no final setembro. Ao reduzir a taxa de stress para metade, mais famílias poderão ficar abaixo da linha “vermelha” dos 50% de taxa de esforço


Esta medida abrange também o segmento de consumo, reduzindo para metade o stress em todas as maturidades. Sendo que, para créditos até 5 anos passará a aplicar-se 0,5%, sendo que antes desta redução estava estabelecida nos 1%, em créditos de 5 a 10 anos aplica-se 1%, anteriormente seria os 2%, e nos casos de um empréstimo superior a 10 anos (como, por exemplo, na compra de casa) aplica-se 1,5% no cálculo de taxa de stress, que no cálculo com as fórmulas antigas estava previsto os 3%.


Relativamente à repercussão das novas de taxas de stress na concessão de crédito, as estimativas apontam para uma recuperação dos níveis registados no arranque de 2023.


Atualmente as taxas de juro deixaram de estar em valores negativos e negoceiam em máximos de quase 15 anos e a gestão do risco por parte dos bancos é mais apertada, sendo que por essas razões, tanto os intermediários de crédito à habitação como os próprios bancos aplaudem a medida do Banco de Portugal.


Lembramos que a Taxa de Esforço se baseia no cálculo da percentagem do rendimento total do agregado familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos até então contraídos, sendo que não pode ser superior a um terço do rendimento total.


Seja qual for a sua situação pode sempre contar com o apoio e aconselhamento especializado da nossa equipa, que ajuda em todo o processo totalmente gratuito.



Elga Santos Unipessoal Lda, registado no Banco de Portugal como Intermediário de Crédito Vinculado sob o nr. 4857 verificável em https://www.bportugal.pt/en/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda


 
 
 

Comments


Conselhos de Poupança

A “Elga Santos, Unipessoal Lda.” Intermediário de Crédito Vinculado, com o registo nº. 0004857, autorizado pelo Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e autorizado para a prestação de serviços de intermediação de crédito (Apresentação ou proposta de contratos de crédito a consumidores; Assistência a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de crédito que não tenham sido por si apresentados ou propostos). Contratos de crédito abrangidos: Crédito à Habitação e Crédito aos Consumidores. Mutuantes ou grupos de mutuantes com quem mantém contrato de vinculação: BANCO BPI S.A., BANCO SANTANDER TOTTA, S.A., CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, S.A., NOVO BANCO, S.A., BANCO CTT, S.A., BANKINTER, SA - SUCURSAL EM PORTUGAL, ABANCA CORPORACIÓN BANCARIA, SA, SUCURSAL EM PORTUGAL, UNICRE - INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO, S.A., UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS, S.A., ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) - SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, BNI - BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), S.A., BANCO PRIMUS, SA, 321CRÉDITO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE CRÉDITO S.A., BNP PARIBAS PERSONAL FINANCE, S.A. - SUCURSAL EM PORTUGAL informação verificável em https://www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/elga-santos-unipessoal-lda

  • alt.text.label.Facebook
  • alt.text.label.Instagram
  • alt.text.label.LinkedIn

©2023 por CONSELHOS DE POUPANÇA.

bottom of page